Fisioterapia Reabilitação Vestibular (Labirintite)

A Fisioterapia para reabilitação vestibular é definida como uma abordagem específica da fisioterapia para reduzir os sintomas e promover a adaptação e substituição das disfunções vestibulares relacionadas a diversos distúrbios do equilíbrio.

As queixas de vertigens, tonturas, sensação de flutuação, desequilíbrio e sensação de quedas, acarretam insegurança em relação à capacidade dos indivíduos de exercer atividades físicas rotineiras como caminhar, levantar da cadeira ou deitar, sendo em muitos casos incapacitantes para sua rotina diária de atividades, principalmente em idosos.

Vale lembrar, que os sintomas como tonturas e sensação de flutuação podem acarretar risco de quedas. Essas quedas podem provocar fraturas e são apontadas como a principal causa de morte acidental em pessoas acima de 65 anos.

A reabilitação vestibular procura restabelecer o equilíbrio por meio de estimulação e aceleração dos mecanismos naturais de compensação, induzindo o paciente a realizar o mais perfeitamente possível os movimentos que estávamos acostumados a fazer antes de surgir a tontura. É uma opção de tratamento eficaz para pacientes portadores de distúrbios vestibulares que envolvem estimulações visuais, proprioceptivas e vestibulares.

A fisioterapia de Reabilitação Vestibular é um tratamento complementar, não invasivo, baseado em um grupo de exercícios específicos que serão indicados, após avaliação fisioterapêutica.

Posts Em Destaque