Além da nutrição

Quando pensamos no trabalho do nutricionista, logo associamos sua atuação ao suporte profissional no processo de emagrecimento das pessoas.
Essa é uma verdade, mas não é toda a verdade. O nutricionista é o profissional da saúde que pode ir além de ajudar no emagrecimento. Ele é também capacitado a:
- prescrever dietas para indivíduos saudáveis e doentes;
- avaliar carências de nutrientes no organismo;
- tratar diabetes, dislipidemias (também chamadas de hiperlipidemias, que se referem ao aumento das gorduras no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos), desnutrição, entre outras doenças e ainda;
- supervisionar a higiene e as condições de produção de refeições, visando a segurança alimentar.
Como funciona
O primeiro passo para a atuação do nutricionista é realizar uma anamnese (levantamento de dados do paciente e perguntas sobre o seu histórico familiar, rotina e frequência alimentar). Na sequência, são solicitados alguns exames laboratoriais e, de acordo com os resultados desses exames, é realizada a prescrição da dieta de cada indivíduo.
Qualidade de Vida
O nutricionista pode ainda ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas em relação à disposição, sono e prevenção de doenças.
É cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares e níveis de atividade física podem influenciar fortemente vários fatores de risco na vida da população. O nutricionista pode orientar cada indivíduo, de acordo com as suas necessidades, incentivando e ensinando hábitos saudáveis para tratar certas doenças ou preveni-las. Quanto mais o profissional de nutrição apresentar soluções próximas a realidade do paciente, maior será a chance de sucesso no tratamento.